A moda na música (ou seria a música na moda?)
Se existe uma combinação perfeita é a união da música com a moda. Pelo estilo de se vestir de uma pessoa, a gente fácil, fácil já identifica qual o estilo musical faz a cabeça dela. E década após década, elas andam juntinhas, não se sabendo explicar qual tem maior influência sobre a outra. É algo como a difícil questão: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
E vamos combinar, isso não importa muito! O que cada um realmente quer, é encontrar o seu próprio estilo e se sentir bem com ele, seja qual for. É ou não é?
Algumas bandas e cantores são muitas vezes mais identificados pelo seu jeito de se vestir, do que pela própria música. E isso vem muito antes da moda colorida do Restart ou do inspirado corte de cabelo do Justin Bieber.
Nos distantes anos 80, o rei do pop Michael Jackson fez uma simples luva virar um marco de toda sua carreira. Ainda hoje, é só alguém colocar uma luvinha branca, em apenas uma mão e já está feita a homenagem ao artista.
Os anos 90 podem ser uma distante lembrança para muitos de vocês, que ainda estavam mais envolvidos com brincadeiras infantis e músicas da Xuxa, mas duvido que nunca tenham ouvido falar da febre do grounge, impulsionado pelo líder do Nirvana Kurt Cobain e de como as camisas xadrez se tornaram símbolo de todo o movimento.
Chegando nos dias atuais, se tem alguém que usa a moda como carro chefe de sua carreira, ainda que de forma extravagante (para dizer o mínimo), esse alguém é a Lady Gaga. A cantora sempre escolhe estilistas famosos para produzirem as roupas de seus shows e aparições em eventos. Aliás, suas aparições são sempre um evento em si, é ou não? O jeito da cantora de se vestir sempre dá mais o que falar do que qualquer outra coisa e vez ou outra ainda cria uma polêmica aqui e outra ali.
Aqui no Brasil, gostando ou não, nenhuma moda lançada por artista teve maior impacto que as calças e óculos coloridos de Pe Lanza, Pe Lu e Cia. Os Restart fizeram com que meninas e meninos disputassem a calça mais extravagante e o Ray Ban Wayfarer, de cores variadas, bem combinando com os músicos.
Rock, pop, grounge ou happy rock. Não importa! Todas tem sua identidade visual, baseada na moda ou lançando a moda em si. E qual combina mais com você?