Estudando lá fora
Por Pedro Costa
Vc já parou pra pensar na ideia de estudar fora do Brasil quando estiver na facul?
Conhecer novos lugares, novas pessoas, aprender um novo idioma, uma nova cultura... e tudo isso com uma bolsa oferecida pelo Governo?! =O

Pois isso é possível de acontecer! 75 mil estudantes que estiverem nas faculdades até 2014 poderão ser contemplados com bolsas oferecidas pelo Governo, por meio do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), para estudarem nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal e Japão.
Esta foi a proposta apresentada hoje (07) pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que se reuniram em Brasília com reitores de universidade e de institutos federais de educação, ciência e tecnologia para explicar como seria este incentivo.
Entre as modalidades das bolsas estão a graduação-sanduíche (quando o aluno passa um período no exterior durante sua formação no Brasil), doutorado-sanduíche (com parte dos estudos fora do país), doutorado pleno e pós-doutorado.
E qual é a vantagem pro governo em fazer tudo isso? Bom, isso vai dar oportunidade para diminuir a falta de pessoas qualificadas no mercado de trabalho nas áreas consideradas "prioritárias para o desenvolvimento do país, como engenharia e tecnologia". “São áreas em que o mercado de trabalho está aquecido e há déficit de pessoal”, observou Mercadante. “Para cada 50 formandos no país, temos apenas um engenheiro”, completou o ministro.
Estudantes de cursos técnicos de nível médio e os de educação profissional também receberão bolsas. Segundo o MEC, serão 6 mil para cursos superiores de tecnologia, 3 mil para licenciatura em matemática, física, química e biologia, 3 mil para bacharelado tecnológico e 3 mil para estudantes de nível médio.
Então se liguem! =)
Tópico: Estudando lá fora
Nenhum comentário foi encontrado.