Isso aqui é comédia!

01/07/2011 17:01

Por Rafael Rocha

Depois de sua explosão na internet, o stand-up, caracterizado como humor de cara limpa, cada vez mais ganha destaque no Brasil

 
Em pé, sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral, apenas o humorista de cara limpa, improvisando e interagindo com a plateia. Assim é o stand-up, gênero humorístico de origem norte-america que vem crescendo muito nos últimos anos, no Brasil.
 
A nova onda de comedia chegou ao país “comendo quieto”, como um bom mineiro.  E,só em 2008, o gênero ganhou grande destaque nas televisões. Porém antes de ir para as telinhas a comedia tornou um sucesso na internet, por meio do site Youtube, com vídeos de apresentações dos comediantes.
 
Uma discussão que se faz a cerca do stand-up é se ele é ou não teatro. Para o jornalista e comediante, João Basílio, a principal diferença entre os gêneros é a forma de se apresentar. No teatro, normalmente tem-se personagens e um enredo, uma história com princípio, meio e fim. Já no stand-up é o humorista sendo ele mesmo. João também ressalta suas semelhanças: “também são iguais, porque ambos têm alguém em um palco interpretando um texto previamente ensaiado e fazendo rir, como fazem as boas comédias”.
 
Mas para quem acha que a plateia participa apenas com risadas, está enganado. Não é sempre que acontece, mais é um teste de mestre para o “stand-up comedian” (o artista) enfrentar um "heckler" (membro da plateia que, por algum motivo, responde ou interage com o show de forma não muito amistosa). O desafio não é só de enfrentá-lo, mas de responder com algo tão acima que ainda consiga entreter a plateia com a réplica. Isso acontece muito em bares é o que diz o publicitário e comediante, Paulo Vinnicius, por causa das pessoas terem uma impressão de que é uma conversa entre eles. “As pessoas não sabem, até por ser algo muito novo ainda no Brasil, então elas concordam em voz alta, tentam contar o que elas viveram ou tentam ser mais engraçadas que você, mas faz parte”.
 
 
Para Ranieri a regra do stand-up é se divertirREGRAS DO STAND-UP COMEDY
 
Não existe uma regra fixa para realizar um espetáculo de stand-up, o show é feito através das características do artista presente no palco. Mas, com o intuito de divulgar a comédia como um gênero de entretenimento, o comediante Ranieri Lima criou uma oficina de stand-up. O trabalho mescla teoria e prática a todo instante, passando pelas definições de diferentes estilos de humor e das características de cada um, de acordo com a mídia.
 
Ranieri Lima diz que a principal regra para se fazer um stand-up “é se divertir, e antes de tudo, ter consciência da responsabilidade em se criar um ambiente favorável ao riso”. O comediante também afirma que é preciso deixar seu público à vontade para rir com (e de) você. “Se você mesmo não achar graça do que está falando, o público também pode não achar”.
 
Os temas do stand-up são, geralmente, sobre situações do cotidiano, observações do dia-a-dia, pontos de vista sobre comportamento, relacionamentos, dietas. Ou seja, até uma simples conversa pode virar comédia.